Todos sabemos que comer fruta e legumes faz bem à saúde. Isto porque estão cheios de coisas importantes como vitaminas, minerais, fibras e fitonutrientes que ajudam os nossos corpos a fazerem aquilo que fazem bem. Comer (ou beber) um arco-íris de fruta e legumes ajudam a incluir um monte destes nutrientes-maravilha na sua dieta.
Entre os nossos smoothies e sumos, usamos mais de 32 tipos da melhor fruta e legumes e enfiamos, no mínimo, cinco destes em cada smoothie que fazemos. Fica aqui um pouco de mais informação sobre estas coisas boas que a Mãe Natureza inventou e de que forma podem ajudar a cuidar desse corpinho.
Há 13 tipos de vitaminas e uma série de minerais que o seu corpo necessita para funcionar como deve ser. Todos os nossos smoothies e sumos combinam naturalmente alguns destes micronutrientes (um termo caro para descrever vitaminas e minerais), que o ajudam em formas ligeiramente diferentes. Eis algumas das coisas boas naturais que se encontram dentro de um dos nossos favoritos de sempre:
O folato mantém o funcionamento normal do seu cérebro, sistema imunitário e formação do sangue. Ajuda também na redução do cansaço e da fadiga, no processo da divisão celular e na síntese normal de aminoácidos.
O potássio mantém o funcionamento normal do seu sistema nervoso, músculos e tensão arterial.
O manganês cuida da formação normal do tecido conjuntivo, a manutenção da saúde dos ossos e o funcionamento normal do seu metabolismo energético. Também protege as suas células do stress oxidativo.
A vitamina C aumenta a absorção do ferro, ajuda no funcionamento normal do sistema imunitário, aumenta a absorção de ferro e contribui para reduzir o cansaço e a fadiga. Um copo de 150 ml de sumo de laranja com pedaços irá fornecer-lhe 46% da dose de vitamina C recomendada.
Se quiser parecer uma daquelas pessoas que sabe daquilo que está a falar, basta soltar a palavra “fitonutrientes” numa frase. Fitonutrientes é o nome dado a uma variedade de compostos naturais de plantas que podem ser encontrados na fruta, legumes, leguminosas e cereais integrais. Há mais de 5 mil tipos de fitonutrientes e ajudam a dar às plantas a sua cor, sabor e cheiro. Estão a ser feitas muitas investigações para compreender adequadamente o que eles fazem pelo corpo humano, mas já sabemos que têm benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a reduzir o risco de algumas doenças crónicas.
Há um motivo pelo qual deixámos esta parte para o final. Ainda que as fibras lhe façam muito bem, não é fácil falar delas sem entrar em detalhes menos elegantes. Em traços simples, as fibras são as substâncias que não são digeridas pelos intestinos e desempenham um papel importante em manter o funcionamento saudável do seu sistema digestivo. Comer muitas fibras está associado a um risco menor de doenças cardíacas, enfartes, diabetes de tipo 2 e cancro do intestino.
No entanto, há muita gente que não está a incluir fibra suficiente na sua alimentação. Enquanto devíamos estar a comer ou beber cerca de 30g de fibra por dia, a maioria dos adultos consome bem menos do que isso.
Todos os nossos smoothies são uma fonte natural de fibra e fornecem 1-4g de fibra por cada 150ml. Se está a pensar se a fibra de um dos nossos smoothies é a mesma do que a fibra de uma peça de fruta ou legumes, a verdade é que sim, é. Levámos algumas garrafas para os laboratórios da Universidade de Leeds e, sob um microscópico, as células de fibra são idênticas às que encontra em fruta ou legumes inteiros. Notícia boa. Para quem gostar de ler documentação sobre estruturas celulares fibrosas, consulte isto.