As mangas são um fruto sensível ao tempo. Se houver muita chuva ou pouca chuva, não vão crescer de forma adequada. A maioria das nossas mangas vem da Índia, um país com uma estação inteira só de chuva - pelo que quisemos ajudar os nossos produtores de mangas a aproveitar as suas condições climáticas da melhor forma. O que fizemos foi ensinar-lhes métodos sustentáveis que ajudam a economizar água. Coisas como “elementos de retenção”, que tem muito pouco a ver com impostos retidos pelo estado e mais a ver com organização do solo. O solo é disposto em torno da base da mangueira (árvore, não o objeto que fornece água) de uma forma especial que retém a água e permanece saudável, o que ajuda a criar mangas muito mais felizes.
Depois de conversarmos mais com os nossos agricultores, descobrimos que a forma como estavam a usar químicos também era um problema. Aplicar os tipos de químicos certos no momento certo (e fazê-lo em segurança) é mesmo importante e percebemos que podíamos ajudar nesse sentido.
Para assegurar que os nossos agricultores estavam a cultivar as suas mangas da forma mais sustentável e segura possível, trabalhámos com eles para resolver estes problemas. Depois de alguns anos, lançámos a FSA (Farm Sustainability Assessment) com um grupo de produtores agrícolas para criar uma estrutura que pudessem seguir.
Desde então, vimos estas práticas sustentáveis a marcar a diferença. Os elementos de retenção foram um grande sucesso e ensinámos os agricultores a aplicar sprays químicos mais adequados no momento certo. Isto significa fruta mais saudável, quintas agrícolas mais seguras e uma poupança de 80% em custos de químicos para o agricultor.
Também introduzimos melhores condições de trabalho nas quintas agrícolas através da construção de casas de banho e da criação de pontos de recolha de resíduos químicos. Isto facilitou o processo de contratação dos coletores de fruta, uma vez que tinham melhores condições.
A boa notícia é que os produtores agrícolas que cultivaram mangas desta forma viram um aumento de 48% das receitas em comparação com outros que não adotaram estas novas técnicas. Mas isto é apenas o começo. Planeamos levar o nosso programa de produção sustentável de mangas ainda mais além investindo em formação de liderança agrícola. Isto incentivará os produtores a terem grandes ideias próprias para tornar as mangas mais sustentáveis e a melhorarem outras coisas que têm realmente importância para si.